Nossa História

Foi na quarentena que a vó Tutu decidiu fazer pães para ajudar as famílias em vulnerabilidade na Brasilândia, zona norte de São Paulo.

Em casa, isolada, “colocou a mão na massa”, produziu e distribuiu os primeiros cem pães na vizinhança. Imediatamente percebeu a destruição que aquele período estava fazendo na vida de muitos pais de família que não tinham alimento para dar aos seus.

Com a câmera de um celular, seus netos Thalys de 8 anos e Mayan de 12 anos, gravaram um vídeo com a vó Tutu pedindo ajuda para arrecadar ingredientes (farinha, leite, ovos, etc). A produção foi um sucesso e logo chegaram as doações.

Vó Tutu chegou a produzir 1.200 pães sem a ajuda de máquinas ou qualquer tecnologia, até que o apresentador Luciano Huck conhecesse o projeto e doasse algumas máquinas e um forno para ajudar na produção.

Mais doações chegaram, anônimos, famosos, todos num único objetivo fizeram o projeto crescer até o dia em que o Instituto ganhou uma grande reforma do Programa Domingão com Huck em 2021.

O Instituto distribui aproximadamente 2.000 pães e 300 litros de chá diariamente, em parceria com o Senai ofereceu os cursos de padeiro profissional e soldador, distribui kits de higiene, cestas básicas, oferece terapia em grupo para idosos, espaço para o desenvolvimento de cursos de capacitação profissional, entre outras atividades.